INTRODUÇÃO
O Wii (ウィー Wī) é um console de videogame doméstico produzido pela Nintendo. É um videogame da sétima geração e o quinto console da Nintendo, sucessor do Nintendo GameCube, que foi lançado em 2001 no mercado americano e japonês. Seus principais concorrentes são o Xbox 360, da Microsoft, e oPlaystation 3, da Sony. De acordo com o jornal Financial Times, o Wii era o líder de vendas de sua geração em 12 de setembro de 2007, com base nos dados de vendas das empresas Enterbrain, NPD Group e GfK.
O Wii foi anunciado oficialmente na feira anual de jogos E3 de 2005 e lançado no mercado no final de 2006. Antes do anúncio do nome oficial do console, no dia 27 de abril de 2006, era conhecido como Nintendo Revolution. Seu código de modelo é RVL-001 (cuja sigla vem de ReVoLution).
O console destaca-se pelo seu controle sem fios, o Wii Remote, dotado de um acelerômetro capaz de detectar movimentos em três dimensões. Outra característica do console é o WiiConnect24, que permite receber mensagens e atualizações através da internet durante o modo stand-by.
Em 2007, foi anunciado que o Wii conduziu a Nintendo de volta à condição de líder no mercado de videogames da atual geração, posição que a empresa havia deixado de ocupar há 17 anos.
Em 2010 o Wii vendeu cerca de 20 milhões de consoles,alcançando a marca total de 84,0 milhões de vendas em todo mundo.
SEM ENROLAÇÃO, VAMOS FALAR SOBRE ELE...
Nome
O console era conhecido pelo nome de seu código de modelo, "Revolution", até o dia 27 de abril de 2006, antes mesmo de seu anúncio na E3. Quando o seu novo nome foi oficialmente anunciado, mudando para Wii. A mudança acabou gerando revolta, sendo mencionada na rede de televisão estadunidense CNN.
Embora muitos usem o plural do console como "Wiis", a Nintendo afirmou que a forma certa de pronúncia e escrita é "consoles Wii". A forma de como se escreve "Wii", com duas letras "i" minúsculas, se refere a duas pessoas de pé, uma ao lado da outra, que representa jogar em "multiplayer". A Nintendo tem dado diversas razões para esta escolha do nome do console desde o seu anúncio, no entanto, a mais conhecida é a seguinte:
“ | Wii soa como "nós", em inglês, que enfatiza que o console é para todos. Wii pode ser facilmente lembrado por pessoas ao redor do mundo, não importa o idioma que falam. Sem nenhuma confusão. Não há necessidade de abreviar. Apenas Wii. | ” |
Apesar da Nintendo ter justificado a mudança do nome, alguns desenvolvedores de jogos e membros da imprensa reagiram negativamente sobre ela. Preferindo "Revolution" ao invés de "Wii". O presidente da Nintendo das Americas, Reggie Fils-Aime, reconheceu a reação inicial e ainda explicou sobre a mudança:
“ | Revolution não é um nome ideal; é longo, e em algumas culturas, é difícil de se pronunciar. Então nós queríamos algo fosse curto, fácil de se pronunciar, e distintivo. Foi assim como o nome foi criado. LANÇAMENTO Em 31 de janeiro de 2006, a Nintendo anunciou em divulgar as informações do console para o Japão, América do Norte e do Sul,Australásia, a Ásia e a Europa, incluindo as datas, preços e os números das distribuições dos consoles e seus acessórios, sendo que nas Américas a distribuição foi a maior de todas, sendo que 33 jogos já estavam disponíveis durante o seu lançamento. O Reino Unido teve uma grande escassez nas unidades do console quando foi lançado em 8 de dezembro de 2006. O Wii começou a ser distribuído na Coreia do Sul em 26 de abril de 2008 e em Taiwan em 12 de julho de 2008, sendo os últimos países a receberam os consoles, seus acessórios e jogos. | ” |
Vendas do console
Data | Japão | Americas | Outros | Em todo Mundo |
---|---|---|---|---|
31 de dezembro de 2006[8] | 1.14 | 1.25 | 0.80 | 3.19 |
31 de março de 2007[9] | 2.00 | 2.37 | 1.47 | 5.84 |
30 de junho de 2007[10] | 2.95 | 3.81 | 2.51 | 9.27 |
30 de setembro de 2007[11] | 3.67 | 5.46 | 4.04 | 13.17 |
31 de dezembro de 2007[12] | 4.99 | 8.85 | 6.30 | 20.13 |
31 de março de 2008[13] | 5.90 | 10.61 | 7.94 | 24.45 |
30 de junho de 2008[14] | 6.43 | 13.11 | 10.08 | 29.62 |
30 de setembro de 2008[15] | 6.91 | 15.19 | 12.45 | 34.55 |
31 de dezembro de 2008[16] | 7.80 | 20.40 | 16.76 | 44.96 |
31 de março de 2009[17] | 7.96 | 23.54 | 18.89 | 50.39 |
30 de junho de 2009[18] | 8.17 | 24.42 | 20.03 | 52.62 |
30 de setembro de 2009 | 8.68 | 25.99 | 21.48 | 56.14 |
31 de dezembro de 2009[19] | 9.72 | 32.02 | 25.71 | 67.45 |
31 de março de 2010 | 10.34 | 33.40 | 27.19 | 70.93 |
30 de junho de 2010[20] | 10.52 | 34.20 | 28.24 | 73.97 |
2 de outubro de 2010[20] | 10.57 | 35.00 | 28.70 | 74.04 |
Desde o seu lançamento, o número de vendas mensais do console tem sido maior do que seus concorrentes em todo o mundo. De acordo com os dados das vendas do NPD Group, o Wii vendeu mais unidades nos Estados Unidos do que o Xbox 360e o PlayStation 3 no primeiro semestre de 2007. Este crescimento das vendas aumenta ainda mais no mercado japonês, onde atualmente é o líder de vendas totais, tendo vendido mais unidades que seus dois principais concorrentes: Playstation 3 e Xbox 360 juntos. Na Austrália o Wii ultrapassou o recorde estabelecido pelo Xbox 360, e acabou se tornando a venda mais rápida em videogames em toda a história da Austrália.
Em 12 de setembro de 2007, foi relatado pelo jornal internacional Financial Times, que o Wii ultrapassou o Xbox 360, que acabou sendo lançado um ano antes, e tinha-se tornado o líder do mercado em consoles domésticos da atual geração, com base dos dados das vendas das empresas Enterbrain , NPD Group, e GfK. Esta é a primeira vez que um console da Nintendo, levou a sua liderança nas vendas desde oSuper Nintendo Entertainment System, console que tinha sido lançado em 1990.
Em 11 de julho de 2007, foi dito que o Wii permaneceria um curto fornecimento durante todo o ano de 2007. Reggie Fils-Aime revelou, em dezembro de 2007, que a Nintendo produzia cerca de 1.8 milhões de unidades do console a cada mês, algumas lojas britânicas ainda tinham sua escassez desde o seu lançamento em dezembro de 2006, a procura acabou utrapassando a dos Estados Unidos, chegando a vender tão rapidamente quanto a chegada de seus estoques. Em outubro de 2008, a Nintendo anunciou que, entre outubro e dezembro do mesmo ano, o fornecimento do Wii teve um grande aumento para a América do Norte, tendo a produção de 2.4 milhões de unidades por mês em todo o mundo, comparando com 1.6 milhões por mês durante o ano de 2007.
Em 2007, o Wii foi o segundo console mais vendido (apenas atrás do Nintendo DS) nos Estados Unidos e no Japão, com 6,29 milhões de unidades vendidas e 3,629,361, respectivamente, de acordo com os dados do NPD Group e da Enterbrain. Na Europa, o Wii vendeu 0.7 milhões de unidades em 2006 e 4.8 milhões em 2007, de acordo com as estimativas da Electronic Arts, sendo que em 2008 o console foi o mais vendido no Japão com 2,908,342 unidades, segundo a Enterbrain. Nos Estados Unidos, o Wii vendeu 10.9 milhões de unidades em 1 de julho de 2008, tornando-se o líder da atual geração de consoles domésticos, de acordo com o dados da NPD Group, superando o Xbox 360 que foi lançado um ano antes. A partir do dia 1 de novembro de 2008, o Wii já tinha vendido 13.4 milhões de unidades no Estados Unidos, quase dois milhões a mais do que o Xbox 360 e duas vezes mais que o PlayStation 3, segundo o NPD Group.
No Japão, o Wii superou o número de unidades vendidas de seu antecessor, o Nintendo GameCube, em janeiro de 2008, com 7,526,821 respectivamente a partir do dia 28 de dezembro de 2008, segundo a Enterbrain. De acordo com o NPD Group, o Wii ultrapassou o Xbox 360, se tornando o console doméstico mais vendido de sua geração no Canadá, tendo 813,000 de unidades vendidas até 1 de abril de 2008 nos primeiros seis meses de venda. Segundo o NPD Group, o console já vendeu um total de 1,060,000 de unidades do Canadá, a partir de 1 de agosto de 2008, tornando-se o primeiro videogame a superar a marca de 1 milhão de suas vendas. No Reino Unido, o Wii lidera na geração atual de consoles domésticos, com 4,9 milhões de unidades vendidas, tendo o início em 3 de janeiro de 2009, segundo o GfK. Em 25 de março de 2009, durante a Game Developers Conference, Satoru Iwata disse que as vendas do console já tinham atingindo mais de 50 milhões.No Japão até 2010 o Wii já ultrapassou a marca de 11 milhões de vendas, lidera de longe as vendas de consoles da 7ª geração.
Em 2010 o Wii vendeu cerca de 20.0 milhões de unidades no ano. Passou a marca de 34 milhões nos EUA e 40 no continente Americano, na soma total tem mais de 96 milhões de consoles vendidos,batendo de longe seus atuais concorrentes Xbox 360 e PlayStation 3.
Enquanto a Microsoft e a Sony têm tido prejuízos produzindo seus consoles, o contrário acontece com a Nintendo. A Nintendo informou ter "otimizado" os custos da produção para poder obter uma significativa margem de lucro com cada unidade vendida. Em 17 de setembro de 2007, o jornal Financial Times relatou que o lucro das vendas do Wii podem variar entre 13 dólares no Japão a 49 dólares nos Estados Unidos e 79 dólares na Europa. Em 2 de dezembro de 2008, a revista Forbes, informou que a Nintendo tem um lucro operacional de 6 dólares por unidade vendida do console.
Marketing
A Nintendo espera um alvo de marketing mais amplo com o seu console do que os outros da sétima geração. Em uma conferência de imprensa para o futuro jogo a ser lançado para o Nintendo DS, Dragon Quest IX, em dezembro de 2006, Satoru Iwata anunciou:
“ | Não estamos pensando em combater a Sony, mas sim sobre a forma de muitas outras pessoas começarem a jogar. A coisa que estamos pensado não são mais sistemas portáteis, consoles, e assim por diante, nós queremos novas pessoas jogando novos jogos de diversas maneiras. | ” |
Isto acaba se refletindo que os comerciais de televisão financiados pela Nintendo e dirigidos pelo ganhador do Óscar, Stephen Gaghan, na América do Nortegarantem que estão fazendo sucesso e aumentando suas vendas com os anúncios na internet. Os principais slogans feitos são, "Wii would like to play" e "Experience a new way to play", tendo as suas primeiras transmissões em 15 de novembro de 2006 e com um orçamento de mais de US$ 200 milhões durante o ano inteiro. A Nintendo é a primeira empresa a conseguir uma ampla base de estratégia publicitária com os seus vídeos de apenas dois minutos, mostrando diversas maneiras em que as pessoas se beneficiam com o console. A música apresentada aos anúncios foram feitas a partir da canção "Kodo (Inside the Sun Remix)" pela banda Yoshida Brothers.
Versão comemorativa
A Nintendo divulgou uma nova versão do Wii em comemoração aos 25 anos do jogo 'Super Mario Bros.', comemorados no dia 13 de setembro. Na cor vermelha, o aparelho chega ao mercado japonês no dia 11 de novembro por cerca de US$ 241 e acompanha uma cópia da coletânea especial 'Super Mario Bros. 25th Anniversary Edition' e ainda o novo controle Wii Remote Plus. A versão comemorativa do console e uma Edição Limitada,que esta sendo feita e vendida somente no Japão.Além do Wii,o Nintendo DSi XL também tem sua versão comemorativa que vem com dois jogos do Mario.
Hardware
O Wii é o menor console doméstico fabricado pela Nintendo até os dias de hoje; tendo 44 mm de largura, 157 mm dealtura e 215.4 mm de profundidade em sua posição vertical, o equivalente a três capas de DVD empilhadas juntas. Quando o Wii passa a usar o seu suporte de apoio, o que já está incluso com o console, suas medidas se diferenciam para; 55.4 mm de largura, 44 mm de altura e 225.6 de profundidade. O console pesa 1.2 kg, o que o faz ser o mais leve dos três principais videogames da sétima geração.
Na frente do console, ele apresenta o seu slot, onde o jogador pode usar ambos Nintendo optical disc (Disco ótico da Nintendo), podendo ser os jogos de seu antecessor, o Nintendo GameCube (8 cm) e os próprios discos feitos para o Wii (12 cm). A luz azul emitida pelo console é acesa brevemente quando algum disco de jogo está preste a ser jogado; quando uma nova atualização é recebida através do WiiConnect24, ou até mesmo quando o jogador tem alguma mensagem que não foi lida por outro usuário que a mandou. O Wii possui duas entradas para USB, que estão localizadas em sua traseira. Também existe a entrada de usar cartões SD que fica na parte frontal do console, o cartão SD pode ser usado para fazer o carregamento de imagens que podem ser modificadas pelo próprio usuário com o Wii Remote no Photo Channel ou ser usado para o backup de dados de jogos do Virtual Console e do WiiWare. Para utilizar a transferência de jogos salvos para o cartão SD, é necessário a instalação de uma atualização (4.0 ou superior), que pode ser feita somente se o Wii estiver conectado à internet ou inserindo um disco a atualização do firmware. O cartão SD também pode ser usado para criar e modificar formatos de música em seus jogos diretamente do MP3, sua primeira aparição foi no jogo Excite Truck.
A Nintendo revelou que o Wii, o Wii Remote e seus acessórios teriam novas cores, entre eles, preto, prata, verde e vermelho. Shigeru Miyamoto afirmou que outras cores ficariam disponíveis após a flexibilização das vendas do console. Até então as únicas cores diferentes da branca são a preta, e a vermelha (versão promocional e limitada em comemoração ao 25º aniversário da série de jogos Mario, esta cor também está disponível no Nintendo DS).
O pacote de lançamento do Wii é igual para todas as regiões do mundo, nele inclui o próprio console, um suporte de apoio (para que o videogame possa ficar na posição vertical), uma superfície circular para ajustes da preferência de cada jogador, um Wii Remote, um Nunchuk que pode ser plugado ao Wii, uma Sensor Bar, uma principal fonte de alimentação externa, duas pilhas recarregáveis AA, um vídeo composto com conector RCA, um adaptador SCART em alguns países da Europa (outros tipos de cabo para o console estão disponíveis separadamente) e uma cópia do jogo Wii Sports para todos os países, exceto o Japão e a Coreia do Sul.
Em 11 de julho de 2007, a Nintendo revelou o Wii Balance Board na E3 de 2007, juntamente com o Wii Fit. Ele trata-se de uma balança de equilíbrio comBluetooth, sendo um acessório para o Wii que contém vários sensores utilizados para medir a pressão que o jogador faz ao ficar em cima da balança.
Na Nintendo Fall Press Conference em outubro de 2008, Satoru Iwata anunciou que os proprietários do Wii terão a opção de download do conteúdo do WiiWare e do Virtual Console diretamente para um cartão SD. Esta opção foi uma alternativa para resolver a memória insuficiente de armazenamento do console. Durante o anúncio teve a afirmação que a opção de download estaria disponível no Japão na primavera de 2009, a atualização permite o uso de cartões SDHC, aumentando o seu limite de 2 GB para 32 GB.
Wii Remote
O Wii Remote (também chamado de Wiimote) e antes como "freehand", é o controle primário e a principal atração do Wii: reside nele todo o discurso da Nintendo sobre a revolução no modo de se jogar. Ele é um controle conectado ao console via Bluetooth, onde os movimentos são captados e transmitidos pela Sensor Bar (Barra de Sensor) que o jogador faz ao movê-lo, funcionando como uma espécie de "mouse aéreo". Além disso, ele conta com um sistema de vibração (rumble) e um pequeno alto-falante que emite os sons de uma maneira mais simples e próximos do jogador, como o bater de uma espada ou o som de um tiro, que quando acertam seus alvos têm os sons emitidos pela televisão, dando a impressão do movimento do tiro no ambiente. Também é possível desligar o videogame à distância, apertando o botão "Power" em uma das extremidades do controle, sem precisar ir até o console para desligá-lo manualmente.
Alguns jogos podem requerer que o controle seja usado horizontalmente, como jogos de corrida em Mario Kart Wii, assim como o controle do Nintendo Entertainment System. O Wii Remote tem a notável importância na estratégia da Nintendo para esta nova geração de videogames. O conceito já abordado da revolução no modo de se jogar, pode ser um fator decisivo na briga da atual geração. No Japão, algumas das marcas de televisão japonesa, já é possível que o Wii Remote possa mudar o volume e os canais.
O controle possui ainda em sua extremidade um plugue para conexão de periféricos, entre eles, o "controle secundário" Nunchuk, que possui os botões Z e C em formato de gatilho, uma alavanca analógica e conta também com sensores de movimento assim como o do Wii Remote. Ainda existem outros acessórios para serem usados no Wii Remote, como o Classic controller (que foi feito para se jogar antigos jogos do Virtual Console, mas pode ser usado em alguns jogos de Wii), Wii Remote Jackets, protetores feitos de silicone, para que o controle permaneça conservado e o Wii MotionPlus que foi feito como um dispositivo que conecta-se ao Wii Remote para aumentar a capacidade dos movimentos feitos pelo jogador em tempo real.
Wii Fit
O Wii Fit é uma balança chamada Wii Balance Board que e capaz de poder calcular o índice de massa corporal (IMC) do jogador,quando em cima da plataforma e indicado a sua altura. O jogo apresenta cerca de 50 atividades diferentes, divididas em 4 categorias: Yoga, exercícios de equilíbrio, aeróbica e exercício físico como flexões.O Wii Fit também tentará definir uma idade ao usuário através do "Wii Fit Age", que compara o resultado dos exercícios feitos, mais o peso e a habilidade atlética demonstrada.
Memória de armazenamento
O Wii contém 512 megabytes de memória flash interna e possui uma entrada para cartão SD de armazenamento externo. O cartão SD pode ser usado para fazer o carregamento de fotos e também fazer o backup dos dados de um jogo salvo que foi baixado pelo Virtual Console ou do WiiWare. Para utilizar o transferimento do jogo salvo, é necessário fazer umaatualização, que é apenas possível quando o console está conectado à internet, ou através da inserção de um disco contendo uma atualização de um jogo. O cartão SD também pode ser utilizado para criar músicas personalizadas em jogos, a partir de arquivos armazenados deMP3, como foi mostrado pela primeira vez em Excite Truck; também pode ser usado para mudar a música de apresentação do Photo Channel.
Na Nintendo Fall Press Conference, em outubro de 2008, Satoru Iwata anunciou que o os que possuem o console terão a opção de poder fazer download dos jogos do WiiWare e do Virtual Console diretamente de um cartão SD. Esta opção seria para oferecer uma alternativa para "resolver" a pequena memória de armazenamento que o console possui. O anúncio divulgou que esta solução estará disponível no Japão, durante a primavera de 2009 e, posteriormente, nas outras regiões.
Especificações técnicas
A Nintendo anunciou algumas das especificações técnicas do Wii, mas algumas das principais, como a CPU, não foram reveladas. Alguns relatos foram divulgados através da imprensa e, embora nenhum deles tenha sido confirmado oficialmente, eles geralmente sugerem que o console é um avanço de seu antecessor, o Nintendo GameCube. Especificamente, as análises indicam que o Wii é, aproximadamente, 1.5 a 2 vezes mais poderoso de que seu antecessor. O Wii usa um sistema de armazenamento igual ao Nintendo GameCube, constituído de "blocos" de unidades, em vez de bytes, sendo que 8.12 blocos seriam um megabyte.
Especificações técnicas | |||||||||||||||||||
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CPU | GPU | ||||||||||||||||||
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Áudio | Mídia | ||||||||||||||||||
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dimensões | |||||||||||||||||||
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Retrocompatibilidade
O Wii é totalmente compatível com todos os jogos em Mini DVD de 8 cm, memory cards e controles do Nintendo GameCube, seu antecessor, inclusive os controles sem fio (WaveBird) e os DK Bongos usados em Donkey Konga 1, 2 e 3 (sendo esse último lançado somente no Japão) e Donkey Kong Jungle Beat.
Conectividade com Nintendo DS
O sistema do Wii suporta conectividade de rede sem fio (Wireless) com o Nintendo DS sem quaisquer acessórios suplementares. Esta conectividade permite que o usuário possa utilizar a touchscreen (tela sensível ao toque) e o microfone do Nintendo DS mesmo jogando contra um jogador que possui um Wii.
A Nintendo deu o primeiro exemplo de um jogo usando a conectividade do Nintendo DS e o do Wii, sendo que foi Pokémon Battle Revolution. Posteriormente a Nintendo lançou o Nintendo Channel, que permite o download de demostrações de jogos do DS ou dados adicionais para o Nintendo DS, basta tocar em DS Download Station no DS/DSi Menu, e apenas pode ser usado se o console estiver ligado à internet.
Jogos
A cada novo console lançado, há sempre o desafio de preparar a maior quantidade de jogos para o primeiro dia de vida do mesmo. O caso da Nintendo não foi diferente. A empresa prometeu a maior linha de jogos da história para o lançamento duma consola. Para tal façanha, serão disponibilizados na América do Norte e Sul 30 jogos durante fase de lançamento, sendo que mais que a metade deles estarão disponíveis desde o primeiro dia do console. Já no Japão, o número cai para 16 títulos.
Todos os jogos first party (isto é, desenvolvidos pela própria Nintendo) custarão US$49,99 – o preço padrão de jogos para GameCube e US$10 a menos que os jogos para Xbox 360. A Nintendo disse acreditar que as outras empresas deverão vender seus jogos pelo mesmo preço.
Muito mais do que uma consola de videojogos com a sua nova filosofia de atrair um público amplo ao mundo dos jogos, acessível a todos, a Nintendo revelou os "Wii Channels". A nova tacada da empresa é disponibilizar um mundo de possibilidades aos usuários, através de uma interface simples e intuitiva, na qual se encontram canais gratuitos de acesso à internet, notícias, previsão do tempo e muito mais.
Através do navegador Opera, é possível navegar pela internet sem custos adicionais, usando uma rede Wi-Fi ou via modem. Para gravar dados, os usuários poderão usar cartões de memória. Haverá ainda a opção "Message Board", que possibilita o envio de mensagens, fotos e outros arquivos para outros consolas Wii, PC's e telemóveis.
Através do "Wii Shop Channel" os usuários poderão também fazer download e, inclusive, comprar jogos de consoles antigos como NES, Super Nintendo, Mega Drive, TurboGrafx 16 e Nintendo 64, através do serviço Virtual Console. Todos os jogos adquiridos ganham um espaço próprio na tela inicial do Wii Channels. 30 jogos estarão disponíveis já no lançamento, incluindo Legend of Zelda, Super Mario World e Mario 64. A cada mês, em torno de 10 jogos serão disponibilizados para o serviço.
A compra dos jogos é feita através dos Wii Points, a moeda virtual que será utilizada nas micro transações. 2000 Wii Points custarão US$20. Até o momento, o preço dos jogos dos consoles da própria Nintendo são:
- 500 Wii Points para títulos de NES (equivalente a US$ 5);
- 800 Wii Points para títulos de SNES (equivalente a US$ 8);
- 1000 Wii Points para títulos de N64 (equivalente a US$ 10).
O sistema contará também com o "Photo Channel", um visualizador de fotos com suporte à cartões de memória. Basta inserir o cartão da sua máquina fotográfica digital no Wii, que um álbum contendo todas as suas fotos é criado automaticamente. Além das diversas opções de visualização, o "Photo Channel" permite também que brinque com as fotos, através de mini jogos do tipo quebra-cabeças. Vídeos também são suportados.
Outra novidade foi o "Mii Channel", um canal que funciona como um organizador de perfis. Nele, o jogador pode criar seus próprios "Miis", uma espécie de avatar, usando centenas de opções de customização para seu bonequinho, como formato do rosto, cabelo, boca, etc.. Imagine o sistema de criação de personagens de "The Sims 2", mas com um visual "LEGO" – os bonequinhos são os mesmos do Wii Sports. Depois de criar seu personagem (no caso da apresentação, foi criado um bonequinho de Samuel L. Jackson), o jogador coloca-o num pátio, para onde vão todos os personagens já criados para a consola.
A partir daí, o jogador poderá usar seu próprio personagem em jogos como o Wii Sports, Wario Ware Smooth Moves e quaisquer outros jogos que derem suporte aos "Miis". Além disso, é possível transportar todos os "Miis" para o Wii-mote e instalá-los em outros consoles Wii, para criar uma verdadeira população de bonequinhos.
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